O Marketing Digital está crescendo vertiginosamente, o número de pessoas conectadas à Internet cresce aceleradamente. Todo mundo está cada vez mais inserido no meio online.
O meio digital oferece as seguintes vantagens:
- Alcance Global;
- Interatividade;
- Métricas;
- Tempo real;
- Segmentação.
Alcance Global
Marketing Mix ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo. Praça, é o lugar ou região em que você irá executar suas ações.
Se você está fazendo uma campanha que envolve, por exemplo, outdoors ou flyers, a limitação geográfica impacta diretamente no custo e tamanho da ação, afinal, são peças que estão no mundo “real”.
Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.
Interatividade
Uma das grandes vantagens do marketing na Internet é que ele deixa de ser uma via de mão única.
Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora as empresas podem criar interações mais ricas e aprofundadas com seu público.
A grande vantagem disso é que, além de você conseguir chamar mais a atenção do público, toda vez que ele interage com uma ação de marketing ele também está gerando informações (comportamentais
informações (comportamentais e demográficas) que podem ajudar a empresa a entender melhor seu público-alvo e criar ações cada vez mais eficientes.
Métricas
Esse é de longe uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital.
Na Internet quase tudo é mensurável: quantidade de visitas, performance de campanhas, quantidade de cliques em anúncios, etc.
Essa quantidade de dados gerada é de extrema importância para que os profissionais de marketing possam criar campanhas mais eficientes e tomar ações mais embasadas.
Como diz o ditado: “informação é poder”.
Tempo real
Como na Internet tudo pode ser mensurado em tempo real, os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando assim desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.
Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance, o texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia.
Segmentação
Essa vantagem é diretamente relacionada ao fato de ser possível coletar uma enorme quantidade de dados sobre as pessoas na Internet, o que possibilita que as empresas façam investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.
Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente.